Pesquisar este blog

domingo, 12 de abril de 2020

COMUNICADO


ATIVIDADE PARA 1º ANO INTEGRAL PROFº FABIANA







      Chega! (Gabriel, o Pensador, 2015)



[Refrão]
Chega! Que mundo é esse, eu me pergunto
Chega! Quero sorrir, mudar de assunto
Falar de coisa boa mas na minha alma ecoa
Agora um grito eu acredito que você vai gritar junto

[Estrofe 1: Gabriel, o Pensador]
A gente é saco de pancada há muito tempo e aceita
Porrada da esquerda, porrada da direita
É tudo flagrante, novas e velhas notícias
Mentiras verdadeiras, verdades fictícias
Política prende o bandido, bandido volta pra pista
Bandido mata o polícia, polícia mata o surfista
O sangue foi do Ricardo, podia ser do Medina
Podia ser do seu filho jogando bola na esquina
Morreu mais uma menina, que falta de sorte
Não traficava cocaína e recebeu pena de morte
Mais uma bala perdida, paciência
Pra ela ninguém fez nenhum pedido de clemência

[Refrão]
Chega! Que mundo é esse, eu me pergunto
Chega! Quero sorrir, mudar de assunto
Falar de coisa boa mas na minha alma ecoa
Agora um grito eu acredito que você vai gritar junto
Chega! Vida de gado, resignado
Chega! vida de escravo de condenado
A corda no pescoço do patrão e do empregado
Quem trabalha honestamente tá sempre sendo roubado

[Estrofe 2: Gabriel, o Pensador]
Chega! Água que falta, mágoa que sobra
Chega! Bando de rato, ninho de cobra
Chega! Obras de milhões de reais
E milhões de pacientes sem lugar nos hospitais
Chega! Falta comida, sobra pimenta
Repressão que não me representa
Chega! Porrada pra quem ama esse país
E bilhões desviados debaixo do meu nariz
Chega! Contas, taxas, impostos, cobranças
Chega! Tudo aumenta menos a esperança
Multas e pedágios para o cidadão normal
E perdão pra empresas que cometem crime ambiental
Chega! Um para o crack, dois para a cachaça
Chega! Pânico, morte, dor e desgraça
Chega! Lei do mais forte, lei da mordaça
Desce até o chão na alienação da massa:

Eu vou, levanta o copo e vamos beber!
Um brinde aos idiotas incluindo eu e você

[Estrofe 3: Gabriel, o Pensador]
Democracia, que democracia é essa?
O seu direito acaba onde começa o meu, mas onde o meu começa?
Os ratos fazem a ratoeira e a gente cai
Cada centavo dos bilhões é da carteira aqui que sai
E a gente paga juros paga entrada e prestação
Paga a conta pela falta de saúde e educação
Paga caro pela água, pelo gás, pela luz
Pela paz, pelo crime, por Alá, por Jesus
Paga importo paga taxa, aumento do transporte
Paga a crise na Europa e na América do norte
Os assassinos da FEBEM, o trabalho infantil na China
E as empresas e os partidos envolvidos em propinas

[Refrão]
Chega! Que mundo é esse, eu me pergunto
Chega! Quero sorrir, mudar de assunto
Falar de coisa boa mas na minha alma ecoa
Agora um grito eu acredito que você vai gritar junto
Chega! Vida de gado, resignado
Chega! vida de escravo de condenado
A corda no pescoço do patrão e do empregado
Quem trabalha honestamente tá sempre sendo roubado

[Estrofe 4: Gabriel, o Pensador]
Presidente, deputados, senadores, prefeitos
Governadores, secretários, vereadores, juízes
Procuradores, promotores, delegados, inspetores
Diretores, um recado pras senhoras e os senhores:
Eu pago por tudo isso, imposto sobre o serviço
A taxa sobre o produto, eu pago no meu tributo
Pago pra andar na rua, pago pra entrar em casa
Pago pra não entrar no SPC e no SERASA
Pago estacionamento, taxa de licenciamento
Taxa de funcionamento liberação e alvará
Passagem, bagagem, pesagem, postagem
Imposto sobre importação e exportação, IPTU, IPVA
O IR, o FGTS, o INSS, o IOF, o IPI, o PIS, o COFINS e o PASEP
A construção do estádio, o operário e o cimento
Eu pago o caveirão, a gasolina e o armamento
A comida do presídio, o colchão incendiado
Eu pago o subsídio absurdo dos deputados
A esmola dos professores, a escola sucateada
O pão de cada merenda, eu pago o chão da estrada
Na compra de cada poste eu pago a urna eletrônica
E cada arvore morta na nossa selva amazônica
Eu pago a conta do SUS e cada medicamento
A maca que leva os mortos na falta de atendimento
Paguei ontem, pago hoje e amanhã vou pagar
Me respeita! Eu sou o dono desse lugar!

Chega!



INTERPRETAÇÃO



1. A letra da música “Chega” faz um retrato do contexto social do nosso país. Afinal, que problemas sociais são levantados na música?

2. Com que intenção o autor da música apresenta esses problemas sociais?

3.Separe a crítica central de cada estrofe da música “Chega” e em seguida transcreva um trecho que exemplifique.
4. Essa música é um texto literário. Escolha um tema (problema social) abordado na música e escreva um texto não literário. (MÍNIMO DE 15 LINHAS)

ATIVIDADE PARA AS TURMAS DO 2º Ae B VESPERTINO PROFº FABIANA








ATIVIDADE PARA AS TURMAS DE 1º ANO REGULAR - PROFº VIRGÍNIA


Texto de abertura:

Nesse segundo momento de trabalharmos com Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, deixo claro para vocês  das turmas de 1º ano como irão desenvolver  os estudos dessa semana sobre Variações Linguísticas

2- Ler todo o slide;

3- Deixar no caderno as respostas  da atividade proposta.

















ATIVIDADE  SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

1.        Observe a imagem abaixo e responda as perguntas a seguir:










a)    Qual tipo de linguagem o personagem da imagem acima usou para se expressar: linguagem culta ou coloquial?
b)    Observando bem a imagem, diga pelo menos dois fatores que contribuem para que o personagem fale dessa forma?
c)    Esse jeito como o personagem falou dar para o ouvinte/leitor compreender?
d)    Essa linguagem usada por ele é considerada “correta” ou “errada”? Por que?
e)    Reescreva essa fala do personagem seguindo a norma culta da linguagem.
  
 2.    Leia o texto abaixo e responda as questões sugeridas:

Nos últimos meses, as prefeituras municipais de todo o Brasil, em especial as da Região Nordeste e Norte têm sofrido com a queda de suas receitas devido o Governo Federal ter reduzido a zero um imposto que beneficiou as montadoras de carro, mas que provocou o chamado “efeito dominó”, afetando os cofres de milhares de municípios pobres ou de renda per capita muito baixa.
(Jornal Folha de São Paulo, 20/03/2012)

a)    Que tipo de texto é esse acima?
b)    Que linguagem foi usada para escrever esse texto?
c)    Por que foi usado esse tipo de linguagem e não outra?

   3.    Leia a música a seguir e faça o que se pede:

Tenho visto tanto coisa nesse mundo de meu Deus
Coisas que prum cearense não existe explicação Qualquer pinguinho de chuva fazer uma inundação
Moça se vestir de cobra e dizer que é distração
Vocês cá da capitá me adiscurpe essa expressão
No Ceará não tem disso não...
Tem disso não, tem disso não...
(Luiz Gonzaga)

   a)    Que linguagem foi usada para escrever essa música?
   b)    Essa linguagem atrapalhou no entendimento da música?
  c)    Se essa música fosse escrita/cantada seguindo a risca a norma culta da língua, continuaria com a mesma beleza melódica?
   d)    Retire desta música palavras e expressões da linguagem coloquial?

   4.     Que tipo de linguagem (culta ou coloquial) podemos ou devemos usar nas seguintes situações:

   a)    Falando em público sobre política.________________________________
   b)    Numa pequena mensagem de celular para um amigo próximo. ____________________________________________

   c)    Numa pequena mensagem de celular para o seu professor de português.  ________________________________________

   d)    Numa carta de reclamação para a presidente Dilma. _______________________________________________

   e)     Numa conversa na praça entre amigos._________________________________

f   f)     Um debate numa conferencia nacional sobre meio ambiente.__________________________

   g)    Um bilhete para irmã explicando que você foi à padaria comprar pão._____________________

  h) Um bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta de hoje.___________________________________

i)      Uma redação solicitada pelo professor de português.______________________________

   5.    Leia o texto retirado do Orkut de um adolescente e responda as perguntas:

E aí, moral! Tu vai p/ ksa do Paulin estudar hj?
Se for, chama o kbça tbm q ele disse q keria ir.
Vlw, muleq! Jo@o
a)    A linguagem deste texto é considerada culta ou coloquial?
b)    Por que o autor desta mensagem escreveu para o colega usando essa escrita?
c)    Essa escrita pode ser usada nos trabalhos escolares? Por que?
d)    Essa escrita atrapalhou o seu entendimento do texto?
e)    Reescreva essa mesma mensagem usando a norma culta da língua.
f)     Retire desta mensagem duas expressões que são consideradas gírias.



Enem – 2013

As charges podem fazer uma crítica social, cultural ou política. Disponível em: http://tv-video-edc.blogspot.com


6. A charge revela uma crítica aos meios de comunicação, em especial à internet, porque

a) Questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento.
b) Considera as relações sociais como menos importantes que as virtuais.
c) Enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
d) Descreve com precisão as sociedades humanas no mundo globalizado.
e) Concebe a rede de computadores como espaço mais eficaz para a construção de relações sociais.

7. Leia o texto abaixo e assinale a  única alternativa correta:     
“Iscute o que to dizeno,
Seu  dotor, seu coroné:
De fome tão padeceno
Meus fio e minha muiér.
Sem briga, questão nem guerra,
Meça desta grande terra
Umas tarefas pra eu!
Tenha pena do agregado
Não me dexe deserdado
Daquilo que Deus me deu”

(Patativa do Assaré)

Esse falante, pelos elementos explícitos e implícitos no poema, é identificável como:

a)            Escolarizado proveniente de uma metrópole.
b)           Sertanejo de uma área rural.
c)            Idoso que habita uma comunidade urbana.
d)           Escolarizado que habita uma comunidade no interior do país.
e)           Estrangeiro que imigrou para uma comunidade do sul do país.

8. Leia a música abaixo e marque a única alternativa correta:
Esmola
Uma esmola pelo amor de Deus
Uma esmola, meu, por caridade
Uma esmola pro ceguinho, pro menino
Em toda esquina tem  gente só pedindo.
Uma escola pro desempregado
Uma esmola pro preto, pobre, doente
Uma esmola pro que resta do Brasil
Pro mendigo, pro indigente (...)
(Samuel Rosa/Chico Amaral)


A música registra um pedido de esmola, em que o eu - lírico utiliza uma linguagem:

a)            Pouco compreensiva, já que contém vários erros de gramática.
b)           Coloquial, crítica, compreensiva, comunicável.
c)            Imprópria para os poemas da literatura brasileira.
d)           Crítica, porém não-coloquial.
e)           Descuidada e cheia de repetições.

9.Analise as proposições com relação à música “Asa Branca” de Luiz Gonzaga e responda corretamente:

“Quando oiei a terr’ ardeno
Na fogueira d’san João
Eu preguntei a Deus do céu ai
Pro que tamanha judiação (...)”

(    )        Este trecho, em uma análise linguística, está correto, pois, apesar dos desvios da norma culta, o trecho não apresenta dificuldades para a compreensão.
(    )        Por se tratar de expressões regionais este trecho não pode ser considerado como erro gramatical.
(    )        A música regional tem grande aceitação, principalmente, na região do compositor, mas, podemos dizer que as falhas linguísticas prejudicam a aceitação da música Asa Branca.

A sequência correta é:

a)      VFF  b) VVV  c) FFF d) FVF  e) VVF

10. Com relação ao texto retirado do Orkut, assinale a alternativa correta:
               
Vc viu como ele xegô em kza hj? Tôdu blz!

a)            Não pode ser considerado um texto, visto que não cumpre sua função comunicativa.
b)           Por ter palavras abreviadas em excesso está totalmente contrariando as regras da gramática, logo não é um texto.
c)            Esse tipo de escrita é valorizado em qualquer meio de comunicação formal.
d)           Mesmo por se tratar de linguagem abreviada, cumpre sua função comunicativa, mas só deve ser utilizada situações informais como internet, celular etc.

11.(ENEM / 2008) Assinale o trecho do diálogo que apresenta um registro informal, ou coloquial, da linguagem.

a) “Tá legal, espertinho! Onde é que você esteve?!”
b) “E lembre-se: se você disser uma mentira, os seus chifres cairão!”
c) “Estou atrasado porque ajudei uma velhinha a atravessar a rua…”
d) “…e ela me deu um anel mágico que me levou a um tesouro”
e) “mas bandidos o roubaram e os persegui até a Etiópia, onde um dragão…”

12. Leia os textos abaixo para responder à questão:

(Texto 1) Descuidar do lixo é sujeira
Diariamente, duas horas antes da chegada do caminhão da prefeitura, a gerência de uma das filiais do McDonald’s deposita na calçada dezenas de sacos plásticos recheados de papelão, isopor, restos de sanduíches. Isso acaba propiciando um lamentável banquete de mendigos. Dezenas deles vão ali revirar o material e acabam deixando os restos espalhados pelo calçadão. (Veja São Paulo, 23-29/12/92)

(Texto 2) O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos. 
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem. 

(Manuel Bandeira. Em Seleta em prosa e verso. Rio de Janeiro: J. Olympio/MEC, 1971, p.145)

I. No primeiro texto, publicado por uma revista, a linguagem predominante é a literária, pois sua principal função é informar o leitor sobre os transtornos causados pelos detritos.

II. No segundo texto, do escritor Manuel Bandeira, a linguagem não literária é predominante, pois o poeta faz uso de uma linguagem objetiva para informar o leitor.

III. No texto “Descuidar do lixo é sujeira”, a intenção é informar sobre o lixo que diariamente é depositado nas calçadas através de uma linguagem objetiva e concisa, marca dos textos não literários.

IV. O texto “O bicho” é construído em versos e estrofes e apresenta uma linguagem plurissignificativa, isto é, permeada por metáforas e simbologias, traços determinantes da linguagem literária.

 Estão corretas as proposições:

a) I, III e IV.
b) III e IV.
c) I, II, III e IV.
d) I e IV.

 e) II, III e IV.

BONS ESTUDOS!!!!!!!

ATIVIDADE PARA AS TURMAS DE 3º A e B REGULAR - PROFº CAMILA MIRANDA


Bom dia, pessoal!

Tudo tranquilo em relação à atividade referente ao Simbolismo? Respondam nos comentários, por favor!

Então, vamos avançar um pouco nos temas...
Hoje não haverá exercício; quero apenas que vocês assistam aos vídeos abaixo e estudem o capítulo 2 do livro didático.

Não esqueçam de fazer as anotações dos pontos principais!
O primeiro vídeo contém um mapa mental interessante sobre as Vanguardas Europeias, que vale a pena observar!

Vídeo 1: 



A seguir temos um resumo das Vanguardas Europeias no qual são citadas poucas características, mas que são boas para traçar um panorama geral do assunto.

Vídeo 2: 



Este vídeo fala sobre a relação entre Fascismo e arte, e é muito interessante para embasar nossos estudos referentes ao Futurismo. Sugiro que vocês anotem os pontos que julgaram mais importantes e pesquisem um pouco mais sobre eles.

Vídeo 3: 



Deixem suas dúvidas ou colaborações nos comentários abaixo ou falem comigo através do grupo de WhatsApp do 3º ano!