Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Literatura / 1º Ano Integral - Profº Fabiana



ATIVIDADE DE LITERATURA-
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Leia o texto abaixo de Carolina Maria de Jesus, da obra “Quarto de despejo: Diário de uma Favelada”, escrito em 1958, e responda as questões de 1 a 3.

          Passei uma noite horrível. Sonhei que eu residia numa casa residível, tinha banheiro, cozinha, copa e até quarto e criada. Eu ia festejar o aniversário de minha filha Vera Eunice. Eu ia comprar-lhe umas panelinhas que há muito tempo vive pedindo. Porque eu estava em condições de comprar. Sentei na mesa para comer. A toalha era alva de lírio. Eu comia bife, pão com manteiga, batata frita e salada. Quando fui pegar outro bife despertei. Que realidade amarga! Eu não residia na cidade. Estava na favela. Na lama, as margens do Tietê. E com 9 cruzeiros apenas. Não tenho açúcar porque ontem eu saí e os meninos comeram o pouco que eu tinha.
           ...Quem deve dirigir é quem tem capacidade. Quem tem dó e amisade ao povo. Quem governa o nosso país é quem tem dinheiro. Quem não sabe o que é fome, a dor, e a aflição do pobre. Se a maioria revoltar-se, o que pode fazer a minoria? Eu estou ao lado do pobre, que é o braço. Braço desnutrido. Precisamos livrar o paiz dos políticos açambarcadores.

1.Leia a seguinte nota dos editores de Quarto de despejo: “Esta edição respeita fielmente a linguagem da autora, que muitas vezes contraria a gramática, mas que por isso mesmo traduz com realismo a forma de o povo enxergar e expressar seu mundo “. Transcreva no caderno pelo menos três ocorrências em que a autora contraria as regras ortográficas.

2.Elabore uma hipótese para explicar por que Carolina de Jesus grafou a palavra “amisade” (início do 2º parágrafo) dessa maneira.

3.Qual é a opinião da autora a respeito dos seguintes assuntos: a realidade na favela; o desempenho do governo; o papel da sociedade civil?



Leia atentamente a charge abaixo para responder às questões de 4 a 6.



PRODUÇÃO: REPORTAGEM

Em geral, a reportagem possui a seguinte estrutura:
Título ou manchete: é o nome do texto. Deve ser formulada de forma a chamar a atenção e despertar o interesse dos receptores. Consiste, geralmente, em frases de efeito concisas.
Subtítulo ou título secundário: complementa o título principal e apresenta mais informações, ainda que breves, sobre o que será encontrado no texto. Esse elemento é facultativo.
Lide ou lead: no jornalismo, a lide (ou lead) é o primeiro parágrafo do texto no qual são apresentadas as principais informações da matéria, fornecendo um panorama aos receptores. Devido ao caráter mais detalhado da reportagem, a lide não precisa responder todas as perguntas (O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?) que deveriam ser respondidas em outros gêneros jornalísticos, como a notícia, por exemplo.
Corpo do texto: é o desenvolvimento da reportagem. É o elemento do texto que vai reunir todas as informações adquiridas pelo repórter, como pesquisas, entrevistas, material gráfico, etc. Ao final do corpo do texto o jornalista deverá ter respondido todas as perguntas relacionadas ao tema abordado.
Características da reportagem
Linguagem: a linguagem apresentada deverá ser clara, culta, objetiva e direta.
Texto predominantemente informativo: o objetivo principal da reportagem é de informar. No entanto, no decorrer do texto é possível que o jornalista exponha seus juízos de valor, sem alterar o conteúdo das informações trazidas na matéria.
Material abrangente e elaborado: a reportagem não visa comunicar acontecimentos (objetivo do gênero jornalístico notícia). A reportagem aborda os efeitos e desdobramentos de fatos, e por isso presume pesquisa e mais tempo para ser elaborada.
Polifonia: nas reportagens, a “voz” do autor é apresentada em conjunto com outras, sejam entrevistados (testemunhas, especialistas, etc), documentos reunidos, entre outros. Por esse motivo, também diz-se que as reportagens utilizam tanto linguagem direta quanto linguagem indireta.
Tipos de reportagem
As reportagens podem ser:
Expositivas: quando apenas apresentam os fatos de forma objetiva e imparcial.
Opinativas: quando os fatos são apresentados em conjunto com o ponto de vista do repórter.
Interpretativa: quando os fatos são analisados em conjunto com outros elementos, sugerindo uma determinada conclusão sobre o tema.




OBSERVE AS IMAGENS E CRIE UMA REPORTAGEM


   



https://paginadoestado.com.br/eua-vivem-6o-dia-de-manifestacoes-contra-a-morte-de-george-floyd/