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segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Produção textual - 1º Ano Integral - Pró Fabiana

 

INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO

Leia os textos abaixo:




 

a)O que você vê na imagem? O que poderiam ser os Dispositivos Anônimos?

b) O que pode provocar o humor nessa charge?

c) Além do humor, que crítica social é feita na charge?

d) Você concorda com a crítica feita por ele?


TEXTO 2- NOTÍCIA

PROFESSOR USA FAKE NEWS PARA ENSINAR CIÊNCIA NA ESCOLA

Em Ourinhos (SP), projeto com coleta de notícias falsas levanta debate sobre como buscar fontes confiáveis para checar fatos antes de compartilhá-los.

Paula Adamo Idoeta - @paulaidoeta - Da BBC Brasil em São Paulo

 

Alvo de debate ao redor do mundo por seu possível impacto na democracia, as fakenews - notícias inventadas geralmente com o objetivo de viralizar na internet e influenciar consumidores e eleitores - têm sido usadas em uma escola particular do interior paulista para ensinar pensamento crítico e pesquisa científica.

A iniciativa é do professor de ciências Estêvão Zilioli, de Ourinhos (a 360 km de São Paulo), que desenvolveu um curso semanal voluntário no contraturno para alunos do ensino médio. Os próprios estudantes buscam as notícias de cunho duvidoso para análise em sala de aula.

A ideia é que eles próprios se perguntem: essa notícia tem fontes e dados confiáveis? Merece ser acreditada e compartilhada?

"Eles trazem as notícias das quais ficam desconfiados. Começamos com notícias de ciências e saúde, mas os alunos se interessaram também por notícias de entretenimento e política, por estarmos em um ano eleitoral", conta Zilioli à BBC Brasil.

"O método de checagem é o mesmo para todas: buscar informações de fontes confiáveis. Estou falando de método científico, de busca de informações seguras que possam ser demonstradas, até para eles entenderem que não é simples provar as coisas."

A aula se centra em discutir as notícias e em encontrar formas de checar as informações online - buscando as fontes originais dos fatos ou pesquisando em artigos acadêmicos, periódicos científicos, IBGE e sites de tribunais eleitorais, por exemplo.

Entre as notícias já analisadas, estão:

- Uma de que frutas ingeridas em jejum curam câncer, que os alunos perceberam que não tinha fontes seguras para garantir a afirmação do título;

- A de uma mãe que teria aplicado botox na filha pequena (os jovens foram atrás das imagens da mãe, que é participante de um reality show nos EUA, e estão tentando tirar suas próprias conclusões pelos vídeos);

- Uma do cientista Stephen Hawking, morto em março, falando sobre vida extraterrestre (os alunos descobriram que a notícia em si não era falsa, mas tinha um título exagerado);

- Uma de que o juiz Sergio Moro seria orador em cerimônia de universidade americana, a qual, apesar de ter algumas informações verdadeiras, trazia declarações falsamente atribuídas a um pesquisador da instituição;

- Uma sobre terraplanismo, difícil de ser analisada justamente por colocar em xeque premissas científicas.

As nuances das notícias têm sido úteis para os alunos entenderem a categorizá-las, diz Zilioli. "Vimos que há notícias falsas, mas também as que são baseadas em fatos verdadeiros, porém com títulos exagerados ou sensacionalistas", explica o professor, notando uma mudança no comportamento dos estudantes.

"Eles já estão mais treinados a ver o que é falso ou não do que recebem do grupo da família (no WhatsApp) e pensam duas vezes antes de acreditar. Antes, se uma matéria era compartilhada muitas vezes, eles achavam que necessariamente era real. Agora, estão percebendo que esse critério numérico não vale. E mesmo que eles percebam logo de cara que a notícia é fake, têm de confirmar isso com a metodologia."

A ideia fez o professor ser selecionado para o projeto Inovadores, do Google, que o ajudou a idealizar um site - batizado pelos alunos de Ourinhos de HoaxBusters, ou Caça-boatos -, que terá uma espécie de "termômetro" para identificar o quanto cada notícia analisada tem de veracidade.

As aulas vêm ajudando a estudante Giovana Domiciano Sanches, 16, a identificar notícias falsas que circulam nos grupos virtuais nas e redes sociais.

"Algumas são notícias velhas - quando vamos checar as datas e horários, vemos que tem gente que posta links de 2013, por exemplo", conta Giovana à BBC Brasil.

"Pensando em como o mundo avançou, com os meios de comunicação e a eleição do (presidente americano Donald) Trump, é importante para a gente saber como verificar as informações e compartilhar só depois de ver o conteúdo na íntegra, não só pelas chamadas."

https://www.terra.com.br/noticias/educacao/professor-usa-fake-news-para-ensinar-ciencia-na-escola,f3055fe784de46c45a79457b5c31aa42a8x60u8f.html


1.Releia este trecho da notícia:

"Eles trazem as notícias das quais ficam desconfiados. Começamos com notícias de ciências e saúde, mas os alunos se interessaram também por notícias de entretenimento e política, por estarmos em um ano eleitoral", conta Zilioli à BBC Brasil.

 

 

 


a) Como os alunos do professor Estêvão fazem a checagem dessas informações trazidas para aula? Você já fez esse procedimento?

b) Segundo o professor, em quais fontes os alunos precisam checar as informações? Você já usou essas fontes para pesquisa? Comente.

c) Que outras fontes além das citadas no texto, podem ser pesquisadas para a veracidade da notícia?

 

2.Leia as informações do quadro responda às questões:




a)Quais as notícias analisadas pelos alunos do colégio de Ourinhos podem se enquadrar em conteúdo enganoso? Explique.

b)Qual das notícias analisadas pelos alunos pode ter ocorrido conexão falsa? Explique.

c) Qual das notícias pode ter disseminado conteúdo manipulado? Explique.

d) Em sua opinião, por que muitas vezes pode ser difícil identificar uma fakenews?


3. Releia o depoimento da estudante Giovana e responda às questões a seguir:

"Pensando em como o mundo avançou, com os meios de comunicação e a eleição do (presidente americano Donald) Trump, é importante para a gente saber como verificar as informações e compartilhar só depois de ver o conteúdo na íntegra, não só pelas chamadas."

 

 

 



a)Que acontecimento a estudante atribui à disseminação das fakenews? Em sua opinião, que outros acontecimentos no Brasil e no mundo podem ter sofrido grande influência de notícias falsas?

b)Você acha que as pessoas, de modo geral, sabem quais são as consequências de compartilhar notícias falsas?

4.Releia os depoimentos do professor e da estudante na notícia:

"Eles já estão mais treinados a ver o que é falso ou não do que recebem do grupo da família (no WhatsApp) e pensam duas vezes antes de acreditar. Antes, se uma matéria era compartilhada muitas vezes, eles achavam que necessariamente era real. Agora, estão percebendo que esse critério numérico não vale. E mesmo que eles percebam logo de cara que a notícia é fake, têm de confirmar isso com a metodologia."


"Pensando em como o mundo avançou, com os meios de comunicação e a eleição do (presidente americano Donald) Trump, é importante para a gente saber como verificar as informações e compartilhar só depois de ver o conteúdo na íntegra, não só pelas chamadas."

 

 

 

 

 

 

 

 


a)Quais ideias centrais são defendidas pelo professor e pela estudante?

b)Que tipo de argumento a estudante usou para justificar seu ponto de vista? Você considera esse argumento forte? Explique.

c)Que tipo de argumento o professor usou para justificar seu ponto de vista? Você considera esse argumento forte? Explique.


ATIVIDADE DA PRÓ FABIANA - 1º ANO INTEGRAL

 

ATIVIDADE REMOTA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA-1º ano Integral

1. Observe o texto 1 e o texto 2 e responda corretamente:

Texto 1:

Texto 2:



a)   Observando as imagens, de onde os dois textos foram retirados?

b)   Que tipo de mensagem o texto 1 nos passa?

c)   Qual a intenção do texto 2?

d) Identifique as palavras nos dois textos que não seguiram a ortografia adequada e as corrija.

e) Postagem em redes sociais é necessário respeitar a ortografia das palavras? Explique a sua resposta.

 

Leia:


2.Complete as lacunas abaixo com por que, porque, por quê e porquê. Cada expressão só pode ser utilizada uma vez.

a. _______ eles terminaram o namoro?

b. Eles terminaram o namoro _______ ?

c. Não entendo o _______ de eles terem terminado o namoro.

d. Não sei _______ eles terminaram o namoro!

 

3.Em qual alternativa a expressão “por que” é utilizada em desacordo com a norma-padrão?

a. Por que você não vem?

b. Quero saber por que ele perdeu o exame.

c. Por que você faltou?

d. Isso tudo por que?

e. Conte-me por que ele mentiu.

 

4. Complete as frases a seguir com MAS ou MAIS:


 

a)    Tenho _____ amigos que você.

b)    Pesquisei bastante, ______ não achei nada sobre esse assunto.

c)    Este ano estou _____ dedicado aos estudos.

d)    Divirta-se, _____ antes cumpra com suas obrigações.

e)    Este é o terno _____ caro da loja.


5.  Complete as frases abaixo com “MAU” ou “MAL”:


a)    Bruno era um ______aluno em matemática.

b)    Essa foto foi o ______na vida do protagonista.

c)    No fim, o _______venceu nessa história.

d)    O _______motorista atropelou o garoto.

e)    Bruno se deu _______na sua insistência.

f) Caiu de _____ jeito.

g) Antes só do que ______ acompanhado.