MÚSICA PARA
REFLETIR SOBRE CULTURA E VALORES.
Televisão - Titãs
A televisão me
deixou burro, muito burro demais
Agora todas coisas
que eu penso me parecem iguais
O sorvete me
deixou gripado pelo resto da vida
E agora toda noite
quando deito é boa noite, querida
Oh Cride, fala pra
mãe
Que eu nunca li
num livro que o espirro fosse um vírus sem cura
Vê se me entende
pelo menos uma vez criatura
Oh Cride, fala pra
mãe
A mãe diz pra eu
fazer alguma coisa, mas eu não faço nada
A luz do sol me
incomoda, então deixa a cortina fechada
É que a televisão
me deixou burro, muito burro demais
E agora eu vivo
dentro dessa jaula junto dos animais
Oh Cride, fala pra
mãe
Que tudo que a
antena captar meu coração captura
Vê se me entende
pelo menos uma vez criatura
Oh Cride, fala pra
mãe
A mãe diz pra eu
fazer alguma coisa, mas eu não faço nada
A luz do sol me
incomoda, então deixa a cortina fechada
É que a televisão
me deixou burro, muito burro demais
E agora eu vivo
dentro dessa jaula junto dos animais
E eu digo: Oh
Cride, fala pra mãe
Que tudo que a
antena captar meu coração captura
Vê se me entende
pelo menos uma vez criatura
Oh Cride, fala pra
mãe
1) Quando assistimos TV, o que estamos buscando?
2) Comente o primeiro verso da música:
“A televisão me deixou mais burro, muito burro demais.”
3) Você acredita que a televisão pode deixar alguém burro? Comente.
4) Como a televisão pode influenciar na vida das pessoas?
a)Beneficamente: ............................................................................................................
b)Maleficamente: ...................................................................................................................
5) Explique o verso: “agora todas as coisas que eu penso me parecem iguais”.
6) O que você acha que deve ser feito para melhorar o nível cultural e informativo da televisão?
7) Porque o eu poético se sente dentro da jaula junto dos animais?
8) A TV mostra o
que as pessoas querem assistir ou as pessoas são o reflexo do que veem na TV?
09. Complete a
lacuna com as palavras adequadas.
a) O júri ............................ o
acusado. (discriminou / descriminou)
b) A ............................ do
gato ficou enfeitada. (calda / cauda)
c) Ele foi preso por
...................... de maconha no ....................... de São Paulo.
(2-tráfego/1-tráfico)
d) O aluno ............................ o
desenho. (recreou / recriou)
e) Roberto Carlos levou o carro para o
............................ (conserto / concerto)
f)Tenho dificuldades em
............................ as palavras. (assentuar / acentuar)
g) Estava satisfeito por ter ............................
a missão. (comprido / cumprido)
h) A ............................ de esportes
na TV é depois do Jornal Nacional. (cessão / sessão / seção)
i) O assaltante foi apanhado em
............................. (flagrante / fragrante)
j) Não discuta. Tenha
............................ esportivo. (senso / censo)
k) Foi necessário uma corda de 30 metros
de ............................ (comprimento / cumprimento)
l) O alemão é um homem
............................ (alto / auto)
m) Os cantores farão um
............................ em Manaus. (concerto / conserto)
n) As crianças ............................ o
trabalho de arte. (recriaram / recrearam)
o) O homem entrou no ônibus e contou os
............................ (acentos / assentos)
p) Não deveria haver
............................ entre as pessoas. (descriminação / discriminação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário