Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de maio de 2020


ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA – 1* Ano Integral                                                         
AMBIGUIDADE/ IRONIA

Ambiguidade é a indeterminação de sentido que certas palavras ou expressões apresentam, dificultando a compreensão do enunciado.

ATIVIDADE 1

Leia atentamente a placa ao lado para responder às questões:



                                              ARQUIVO PESSOAL
                                              Placa informativa no Parque Portugal, em Campinas.

a. O autor da placa pretendia deixar clara uma proibição referente ao uso dos  pedalinhos. Que proibição é essa?

b. Do modo como foi escrita a advertência, ela permite uma segunda interpretação. Qual seria ela?

c. As duas interpretações possíveis para a advertência feita na placa são provocadas por uma ambiguidade estrutural. Por quê?

 d. Como a advertência deveria ser redigida para evitar a ambiguidade estrutural?

Ironia é o efeito resultante do uso de uma palavra ou expressão que, em um contexto específico, ganha sentido oposto ou diverso daquele que habitualmente tem.

ATIVIDADE 2



Leia com atenção a charge.





MONTANARO, João. Folha de S.Paulo. São Paulo, 29 mar. 2014. Disponível em: . Acesso em: 2 mar. 2016.


João Montanaro faz, na charge, um jogo intencional ao estabelecer uma relação entre a visão do que um homem machista julga ser o comprimento adequado de uma saia (30 cm) e uma postura que denota pouca inteligência (supor que, no século XXI, as mulheres vão aceitar resignadamente que os homens determinem como devem se vestir). O leitor, ao constatar que a mulher utiliza a mesma medida (30 cm) para aludir à pequenez do cérebro desse homem, entende que o autor da charge pretendeu ironizar comportamentos machistas.

A análise do diálogo entre o homem e a mulher, na charge, deixa claro que, muitas vezes, as falas e os textos não devem ser interpretados ao pé da letra. Como vimos, a resposta da mulher ao comentário machista feito pelo homem deve ser entendida, no contexto da tira, como uma afirmação claramente irônica.

a. A charge apresenta um momento da conversa de um casal. Com base nesse diálogo, explique qual o tema provável da conversa entre as personagens.

b. O que o comentário feito pelo homem revela sobre o modo como ele vê as mulheres? Explique.

c. O que o comentário feito pela mulher revela sobre o modo como ela encara a postura assumida pelo homem?

d. Como deve ser entendida a fala da mulher no contexto da charge?

A função crítica da ironia

É frequente encontrarmos ironia em diferentes textos com os quais entramos em contato diariamente. Para o desenvolvimento da nossa competência de bons leitores, é essencial que saibamos identificar a ocorrência da ironia nos textos, pois somente assim seremos capazes de dar a esses textos a interpretação pretendida pelo seu autor.

Observe o cartum.


                                              ANGELI. Folha de S.Paulo. São Paulo, 25 abr. 2005.



O cartum é um gênero textual que tem como uma de suas características promover uma reflexão crítica sobre situações políticas, econômicas e sociais da atualidade.
Espera-se que, em uma sociedade democrática, todos os cidadãos tenham direitos e deveres iguais. No cartum, observa-se uma família de brasileiros pobres barrada à porta do Clube Brasil por não serem “sócios”.
É irônico que brasileiros pobres, vivendo em um país supostamente democrático, não possam participar da “festa”. Esse termo, usado também em sentido irônico, leva a concluir que apenas os privilegiados (os “sócios”) têm direito, em uma sociedade com grande desigualdade social, de fazer parte do “clube da democracia” a que, constitucionalmente, todos deveriam ter acesso. O cartunista, por meio da ironia, denuncia a existência no Brasil de diferentes “categorias” de cidadãos.

• A ironia como recurso literário

A ironia é um recurso muito utilizado por autores de textos literários. Em alguns casos, ela chega a definir um estilo. É o que acontece na obra de Machado de Assis. Um narrador descrente da condição humana, como Brás Cubas, faz da ironia uma verdadeira arma para denunciar a hipocrisia de seus semelhantes.


ATIVIDADE 3

Observe atentamente a charge a seguir para responder às questões abaixo.


a.O humor da charge é desencadeado pela pergunta feita pelo frentista após o comentário do consumidor. Como deve ser entendido o desejo manifestado pelo consumidor?

b.Embora o frentista dirija duas perguntas ao consumidor, o leitor da charge deve compreender que ele está, na verdade, fazendo um comentário. Qual a natureza desse comentário? Explique.

PRODUÇÃO DE TEXTO

A partir disso, pressupõe-se que chargistas se valem da NOTÍCIA para compor sua arte. Faça o caminho inverso. Produza a notícia que poderia ter influenciado o chargista abaixo no momento de sua criação.
  • A notícia produzida deve ter no mínimo 20 linhas e ser escrita com caneta azul ou preta no caderno


Atenção às características desse gênero textual

 Uma notícia é uma narração ordenada, objetiva e clara de fatos recentes ou de situações, com interesse público, sem comentários nem apreciações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário